O pequi é um fruto típico do cerrado brasileiro, com sabor pronunciado e peculiar, e muito usado na comida sertaneja. Por toda a região centro-oeste do país pratos como o arroz com pequi e o frango se tornaram tradicionais.
O fruto impressiona não apenas pela aparência, com sua polpa bem amarela, e pelo sabor, mas também pelas qualidades nutricionais. Rico em ácidos monoinsaturados e em compostos orgânicos, ajuda a controlar o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Contém uma série de vitaminas e minerais, entre eles o potássio, que proporcionam efeitos antiinflamatórios e contribuem para reduzir a pressão sanguínea. Além disso, como contém vitamina A, é benéfico para a visão.
Existem vários jeitos de preparar a iguaria, apreciar seu sabor e se beneficiar de seus nutrientes. Hoje vamos ver alguns molhos que vão super bem com pequi.
Esta é uma das formas mais simples de preparar o pequi. Pique e refogue meia cebola, acrescente 4 colheres de extrato de tomate e mexa bem. Adicione 5 ou 6 pequis, meio tomate maduro picado e coloque sal e pimenta-do-reino a gosto.
Ponha água até cobrir o pequi. Se quiser, pode colocar um pouco de colorífico para dar mais cor. Deixe cozinhar até a água baixar, deixando à mostra mais ou menos metade do pequi. E aqui vai um segredinho: coloque duas colheres de sopa de leite e deixe cozinhar por mais um minuto apenas. Isso vai dar uma aparência mais bonita ao seu prato e reduzir um pouco da acidez do molho.
Essa dica é para quem quiser fazer o frango caipira à parte e usar o caldo de cozimento do frango no preparo do pequi. Fica uma delícia.
Comece refogando cebola e alho. A sugestão é uma cebola média e três dentes de alho, mas pode adaptar ao seu gosto. Junte o pequi e refogue bem. Cubra com água fervente, adicione sal ou o seu tempero favorito e coloque uma pitada de açafrão para realçar a cor. A sugestão é meia colher de sobremesa para 1 kg de pequi.
Se você gosta de uma comida mais apimentada, pode acrescentar uma pimenta mais ardida aqui. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar o caldo. Aí adicione duas conchas do caldo de frango caipira e deixe ferver por mais 3 minutos. Pronto, pode desligar e jogar um pouquinho de cheiro verde em cima para finalizar!
Este é para acompanhar outros pratos. Use pequi em conserva. Pegue o equivalente a 3 colheres de sopa de pequi da sua conserva e escorra um pouco da água. Bata no liquidificador ou no processador até virar uma pasta. Reserve.
Misture uma xícara de maionese com meia xícara de água. Acrescente quatro colheres de creme de leite (fresco ou em caixinha) e misture suavemente até ficar homogêneo. Adicione a pasta de pequi e, se for do seu gosto, coloque um pouquinho de noz moscada, que dá um sabor especial. Está pronto!
Fica ótimo como molho de salada, de batata assada ou mesmo para um frango grelhado.
Gostou das dicas? A Sol Nascente também tem diversos produtos com pequi para você acrescentar ainda mais sabor ao seu prato. Conheça!