3 dicas de molhos que combinam com peixe

Autor: Lemon postado em: quarta-feira maio 10, 2017

Peixe é um alimento muito versátil. Tem muitos tipos e dá para preparar de inúmeras formas. E um bom molhinho deixa tudo ainda mais gostoso. Hoje vamos dar 5 dicas para você preparar molhos deliciosos para acompanhar seu peixe. Confira!

1. Molho tártaro, um clássico

Este é talvez o mais tradicional molho para peixe. OK, ele não serve apenas para acompanhar peixes, pode ser servido com frango e carnes também, mas o peixe é a sua dupla mais famosa.

Como é comum com as receitas mais conhecidas, a origem do molho tártaro é para lá de controversa. Uma hipótese é que tenha vindo da culinária francesa: o “tártaro” se referiria a “tartare”. E “tártaro” é como os europeus chamavam os mongóis. Sob o comando de Gengis Khan, os guerreiros mongóis formaram um enorme império na Ásia no século 13, ocupando territórios onde hoje ficam a Rússia e a China. Segundo essa linha, os mongóis consumiam carne crua cortada picadinha com um molho à base de legumes e ervas, o ancestral do molho tártaro.

Verdade ou mito, o fato é que o molho tártaro caiu no gosto do europeu e, depois, do brasileiro. Existem muitas receitas para este molho, mas esta é uma bem típica. Você vai precisar de picles (cenoura e pepino), meia cebola média picadinha, um dente de alho, salsinha e cebolinha, meia caixinha de creme de leite, 3 colheres de sopa de mostarda dijon, 1 colher de catchup e 4 colheres de maionese.

Aí você pode escolher acrescentar um pouco de molho shoyu ou vinagre ou ainda um pouco de suco de limão. Também pode colocar azeitonas ou alcaparras, se desejar. Aí é só usar misturar todos os ingredientes

2. Queijo também pode dar um ótimo molho para peixe

Esta receita fica bem cremosa e vai muito bem com filé de pescada frito ou assado. Numa panela, derreta 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga. Acrescente 3 colheres de sopa de farinha de trigo, e deixe dourar levemente.

Acrescente meio litro de leite e mexa sem parar até que o trigo esteja bem dissolvido se forme um creme homogêneo. Aos poucos vá acrescentando mais meio litro de leite até obter um creme mole. Coloque 200 g de queijo parmesão ralado e mexa bem para a mistura ficar uniforme e o queijo derreter.

3. Pesto, um dos mais aromáticos molhos para peixe

O molho pesto é um ótimo alternativa ao molho vermelho e vai muito bem com massas e peixes. Criado na cidade de Gênova, na Itália, a sua base é o manjericão, que dá o aroma característico do molho. O termo pesto vem do italiano “pestare”, que significa amassar, já os ingredientes eram amassados no pilão.

Numa receita bem tradicional, os ingredientes são manjericão fresco (2 xícaras de folhas), alho (2 dentes), queijo parmesão ralado (3/4 de xícara), nozes (1/2 de xícara) e azeite (2/3 de xícara).

Pique o manjericão e amasse o alho antes, para que se misturem melhor. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do azeite. Acrescente o azeite aos poucos até obter uma pasta cremosa. Se ficar muito grosso, adicione um pouco de água morna.

Para deixar seu peixe ainda mais gostoso, experimente também um dos molhos da Sol Nascente, como o molho cremoso de alho com ervas ou o molho caseiro tradicional.

Gostou das dicas? Conte para a gente como é o seu molho para peixe favorito!

  • Tags: