Conheça os principais tipos de pimenta

Autor: Lemon postado em: quarta-feira maio 3, 2017

A pimenta é um dos principais ingredientes para dar um sabor diferenciado à comida. Muitas vezes associada à sua picância, a verdade é que cada variedade tem uma picância diferente e algumas são até bem pouco picantes.

Conheça um pouco dos principais tipos e saiba como usá-los para dar mais sabor aos seus pratos!

1. Dedo de moça

Com um grau de picância do médio para o suave, é saborosa e muito utilizada em molhos para acompanhamento de carnes, aves e legumes. Você a encontra na forma líquida, em conserva, moída, desidratada e fresca.

Para diminuir a picância, retire as  sementes, que são a base da pimenta calabresa. Assim como outras variedades, traz vários benefícios para a saúde, como efeitos antioxidantes, que previnem o enevelhecimento precoce, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, diabetes, colesterol e doenças cardiovasculares. Também é uma grande aliada em dietas de perda de peso, por seu efeito termogênico.

Um ponto de atenção: quem tem pressão alta deve consumir com parcimônia.

2. Malagueta

A malagueta é uma das mais populares da culinária brasileira e muito utilizada em pratos baianos. Pertence à mesma família da dedo-de-moça e se parece com ela, mas é mais curta.

3. Pimenta-do-reino

Uma das mais utilizadas no Brasil, a pimenta-do-reino tem um grau de picância menor e pode ser encontrada nas variedades verde, preta e branca. Normalmente a utilizamos moída e pode fazer parte de quase todos os pratos.

4. Caiena

Da mesma família que outras pimentas vermelhas, como a dedo-de-moça e a malagueta, é ligeiramente menos picante do a última, mas bem mais picante do que a dedo-de-moça. Recentemente a caiena caiu nas graças dos nutricionistas, tanto pelos benefícios que traz à saúde quanto por seus efeitos termogênicos.

Pode ser consumida na forma de chás ou no preparo de pratos das mais diversas inspirações, como chili mexicano, cuscuz, peixe ou frango com curry, costela de porco com molho barbecue e muito mais.

5. Biquinho

Muito difundida no Brasil, era considerada apenas uma planta ornamental, mas nas últimas décadas passou a ser consumida por aqui. É uma variedade que não arde e é quase doce. Existem dois tipos: a vermelha e a amarela.

Vai bem como tempero de peixes e carnes, mas é mais conhecida por suas conservas, que podem ser feitas com vinagre ou com aguardentes.

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos consumidos no Brasil, use a sua preferida no preparo dos mais diversos pratos.

Conheça também os molhos da Sol Nascente:

  • Tags: