Como calcular a quantidade de carne para o churrasco

Autor: Rodrigo Henrique postado em: sexta-feira março 17, 2017

O churrasco é uma instituição nacional. Mais do que simplesmente comer, é uma oportunidade para reunir família e amigos e confraternizar. Passar algumas boas horas juntos num ritmo bem desacelerado.

Mas isso não quer dizer que a comida não seja importante. Quando falta carne e as pessoas têm que disputar uma fatia de picanha fica chato demais. E sobrar muito também não é legal, afinal, como já diziam nossos pais e avós, dinheiro não dá em árvore, não é?

Então hoje vamos ver como calcular direitinho a quantidade de carne para que o seu churrasco seja um sucesso! E, de quebra, vamos ver também como estimar a quantidade para alguns outros acompanhamentos que não podem faltar no seu churrasco.

Quantos são e quem são os convidados?

Ah, aqui vale lembrar também que o churrasco não é uma refeição, mas um evento, que pode durar algumas horas. Isso quer dizer que as pessoas comem, param e depois voltam a comer. Então a quantidade de carne por pessoa para um evento assim vai ser maior do que se fosse apenas para um almoço.

Com isso em mente, faça uma lista dos seus convidados. Separe em três colunas: homens, mulheres e crianças acima de 5 anos.

Para os homens, calcule 450 g por pessoa. Para as mulheres, 300 g por pessoa. Já para as crianças, 200 g são suficientes.

Então vamos imaginar que você vá fazer um churrasco para 40 pessoas, distribuídos assim:

  • 15 homens: 15 x 450 = 6,75 kg
  • 20 mulheres: 20 x 300= 6 kg
  • 5 crianças: 5 x 200 = 1 kg

Ou seja, você vai precisar de 13,75 kg de carne para um churrasco como esse, distribuído entre os diversos tipos de carne que você vai servir, como picanha, maminha, linguiça coração de frango etc. É lógico que, se a festa se estender por um longo período de tempo, essa quantidade aumenta.

E não se esqueça de um bom molhinho para acompanhar a sua carne. Sirva com o Molho para Churrasco da Sol Nascente, um gostinho especial para o seu churrasco!

Acompanhamentos também entram na conta do churrasco

Para os acompanhamentos mais pesados, como salada de batata ou arroz, calcule 200 g por pessoa, aproximadamente. Já um pé de alface serve cerca de 5 pessoas.

Outros comes também entram na conta. Se servir bolo, por exemplo, calcule 100 g por pessoa.

E é claro que, se houver muitos acompanhamentos, a quantidade de carne pode ser reduzida. Então, se você vai servir pão de alho, salgadinhos, canapés, pode comprar um pouco menos de carne.

Não se esqueça das bebidas!

O “kit básico” de bebidas para um churrasco é cerveja, refrigerante e água, mas é lógico que você pode incluir outras opções, se desejar.

Aqui o importante é conhecer seu público. Para a cerveja, recomenda-se de 3 a 6 latinhas. Vai depender bastante do perfil dos convidados. Jovens, por exemplo, tendem a consumir mais bebida alcoólica.

Para o refrigerante, calcule 600 ml por pessoa e para a água, 300 ml por pessoa.

E você, qual o seu segredo para um churrasco perfeito? Deixe seu comentário aqui no blog!


×