Como usar o chimichurri, o sabor argentino que conquistou o paladar brasileiro

Autor: Rodrigo Henrique postado em: quarta-feira maio 24, 2017

O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai. É usado basicamente para temperar a carne, seja para marinar antes de assar, quanto para molhar a carne enquanto assa ou depois de pronta, como molho para a carne.

Os ingredientes utilizados em seu preparo variam bastante. De forma geral, é elaborado com diversos condimentos, como salsinha, coentro, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha, pimentão, louro, pimenta preta, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite. Com essa lista de ingredientes, seu sabor é ligeiramente picante.

Os uruguaios reivindicam para si a invenção do chimichurrri, mas sua origem exata é controversa, assim como a explicação para o nome do tempero.

Uma das versões diz que os anglos-saxões que visitavam a região dos pampas e da Patagônia usavam molho curry, trazido da Índia, e falavam: “Give me the curry!”. Os argentinos teriam misturado inglês com espanhol e a expressão teria virado: “Che, el curry!”. Mais tarde, se tornaria o chimichurri. Nesta versão, o chimichurri teria origem no molho indiano.

Outra lenda credita o nome ao oficial irlandês Jimmy McCurry, que lutou na Argentina no século 19. Ele teria inventado o molho para disfarçar o sabor da carne.

Seja como for, o molho, que inicialmente chegou ao país importado da Argentina, caiu no gosto dos brasileiros. Por aqui, costuma-se assar a carne apenas com sal e usar o chimichurri como molho depois que a carne já está assada.

Veja também como calcular a quantidade ideal para o seu churrasco.

Benefícios do chimichurri

Além do sabor, a variedade de temperos também faz do chimichurri um aliado do corpo. É rico em vitamina B2, ferro. Também contém sais minerais, que protegem contra os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Reforça o sistema imunológico, ajuda e prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir os níveis de colesterol.

Além disso, é um amigo das dietas alimentares, em decorrência do seu efeito termogênico, acelerando o funcionamento do organismo e facilitando a queima de gordura.

A lista de benefícios não para por aí: é diurético, ajuda a reduzir a pressão arterial, é rico em vitamina C, tem Omega 3 e previne o aparecimento de fungos.

Assim, você usar e abusa dessa delícia sem medo, muitas vezes até substituindo o sal. Embora o uso mais comum seja realmente como acompanhamento de carnes de aves, também fica uma delícia como molho para salada e até feijão.

A Sol Nascente traz o molho chimichurri prontinho para você, com muito sabor e praticidade! Experimente!

E você, como gosta de usar seu molho chimichurri? Conte para a gente nos comentários!

  • Tags:

×